Como fazer a introdução do seu TCC utilizando o Monografis!

Introdução da monografia (TCC): aprenda como fazer e exemplos


Qual a razão para o seu trabalho ser desenvolvido? Volte no seu pré-projeto de pesquisa e encontre as principais justificativas. Relevância para a ciência, esclarecimento de aspectos obscuros, solução de problemas e complementação de pesquisas anteriores são exemplos de boas justificativas para incluir na introdução. A introdução é uma contextualização de todo o tema central do artigo. Neste primeiro tópico é interessante citar fontes de livros e outros artigos científicos que você pesquisou, porém é obrigatório inserir o número da paginação e o autor. Na hora de escrever a introdução, a principal dica é não se aprofundar demais no tema. Lembre-se de que os detalhes serão tratados ao longo do desenvolvimento. É interessante deixar margem para que a banca levante questionamentos, pois as respostas constam na pesquisa.



Na verdade, você deve se inspirar nos elementos que compõem a estrutura e adaptar o texto, da forma que julgar mais relevante para o seu trabalho. Não se esqueça de mostrar essa parte da pesquisa ao seu orientador, afinal, ele tem condições de corrigir erros e sugerir melhorias. A documentação é a parte mais importante da dissertação, consiste em coligir o material que nos vai fornecer a solução do problema estudado. Unir toda a bibliografia encontrada e elaborar a informação ao trabalho da pesquisa (poderá ser feito através de fichas). O mesmo de cima embora no lugar do nome do autor vem uma orientação ex: monografia apresentada ao curso X da Universidade Y como requisito parcial a obtenção do título Z (ex: Licenciado em E. F. ) deve ser colocado no canto direito e no meio do papel, e logo abaixo vem o orientador, embaixo a cidade e data; A referência é um elemento obrigatório na monografia. O título deverá possuir a mesma configuração ABNT e o espaçamento entrelinhas de todo o texto deverá ser simples. Nesta etapa, todos os documentos citados devem ser apresentados e listados. Deverão ser alinhados à margem esquerda com fonte tamanho 12 e entrelinhamento simples. Então é bom verificar quais foram suas fontes.


Como fazer a introdução de uma monografia - Depois, vem a delimitação. Dentro da temática mais genérica, explica-se detalhadamente o que será investigado. Por exemplo, se o cenário for o desemprego no Brasil, o recorte pode ser a falta de cargos formais para jovens de baixa renda.


Formatação automática da introdução do TCC nas normas da ABTN

Como Fazer uma Introdução para TCC passo a passo?

Muitos aspectos podem ser considerados para elaborar a justificativa dentro da introdução, como relevância para ciência, contribuição para resolver problema, esclarecimentos de aspectos confusos ou simplesmente uma contemplação das pesquisas anteriores. Para alguns estudantes, escrever a introdução é um dos grandes desafios do TCC. É preciso conhecer todas as etapas percorridas ao longo da pesquisa para conseguir criar uma boa síntese. Veja a seguir alguns erros que você deve evitar nessa parte inicial do trabalho: O primeiro apresenta uma contextualização histórica e social da comunidade trabalhada, em diálogo com autores da História e da Sociologia. O segundo explica as estratégias metodológicas de acercamento aos sujeitos. Isso nos leva a questionar como os jovens de baixa renda têm enfrentado o problema. Embora não tenham instrução formal, muitos precisam sustentar a família. Sendo eles tão marginalizados na sociedade, é importante saber em que condições seus núcleos familiares estão sendo constituídos, de maneira a imaginar cenários futuros. É uma visão geral de tudo o que o leitor irá encontrar no artigo. Além disso, você precisa apresentar também o problema central. Precisa conter também no seu resumo as palavras-chave relevantes que serão trabalhadas no artigo. Procure escolher um professor que tenha afinidade profissional ou acadêmica com o tema escolhido.


Através de estudiosos da área, que já apontaram o autodidatismo como uma poderosa ferramenta de estudo, como Willian Douglas (2010), quem diz que é possível estudar sozinho e alcançar bons resultados, é possível estabelecer técnicas as quais se adequem as necessidades de cada um. Resumo que substitui o prefácio dos livros tradicionais e fornece uma idéia geral do conteúdo da monografia ou tese. Este breve resumo admite no máximo 20 linhas de texto ou máximo de 500 palavras e deve vir logo depois do índice. 13) Apêndices ou anexos, tabelas e gráficos (podem ser colocadas em meio aos assuntos), etc, ordenados de acordo com o desenvolvimento e ditados pela conveniência e clareza da exposição do corpo do trabalho; Agora que você já sabe como fazer introdução de TCC, vamos analisar um texto pronto, que foi elaborado para um projeto experimental. O produto era um planejamento de marketing digital, mas todo o percurso da pesquisa científica foi percorrido. O formato da introdução pode ser adaptado facilmente para uma monografia, basta considerar a análise abaixo: Não existe uma receita de bolo para fazer um TCC.


Não se esqueça nem por um minuto do seu tema. Deixe bem claro a questão que será investigada mesmo sem se aprofundar no assunto. É importante fazer a delimitação do tema para evitar que a introdução de TCC fique muito abrangente. A relevância desta pesquisa contribui, diretamente, para estudos e mudanças de estratégias que auxiliarão na fixação de conhecimento e, assim, aprimorar a instrução. A pesquisa também tem como objetivo mostrar, de forma clara, as melhores estratégias para obter-se a capacidade de autodidatismo, a fim de garantir mais conhecimento em menos tempo. O marketing é uma ferramenta estratégica voltada para o posicionamento mercadológico que atua, inclusive na atribuição de valor. Atribuir valor depende diretamente do mercado, visto que o valor percebido estará ligado a como os consumidores enxergam determinado produto ou serviço. Tanto que, o marketing além de atribuir valor, exerce a função de satisfazer necessidades dos consumidores. Em seguida, a análise dos dados resgata trechos de entrevistas e de observação in loco. Por fim, a conclusão retoma os objetivos e o problema de pesquisa, na tentativa de elucidá-lo frente às informações obtidas.


Foram conseguidos por meio de pesquisas feitas junto a órgãos públicos? Foram levantamentos feitos em campo? Trata-se de dados científicos bem estabelecidos em artigos publicados? Dedicatória: se houver, pode-se dedicar a monografia a uma ou várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos, professores, mas deve-se evitar dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas. A monografia deve ser digitada e encadernada. A encadernação pode ser feita com uma capa simples, utilizando-se de garras em espiral. Em geral quando se faz teses usa-se encadernar com capa dura. Naturalmente queremos ser no mínimo interessante para cativar a atenção dos leitores e prendê-los no desenvolvimento da matéria. Para isso justifica-se dedicarmos um certo tempo pensando em como os assuntos abordados serão impactantes aos olhos de quem ver a matéria pela primeira vez; Para conseguir criar um conteúdo coerente, é fundamental definir a metodologia no início. Assim, você já consegue planejar a sua monografia e os passos que serão seguidos para a construção de cada um desses momentos do projeto. Quem faz um trabalho acadêmico precisa se preocupar em delimitar bem o tema escolhido, até mesmo na hora de escrever a introdução. Deixe clara a delimitação, ou seja, a questão que será investigada no TCC.


A escolha do assunto é o ponto de partida da investigação e consequentemente da própria monografia, é o objeto de pesquisa. É preciso escolhê-lo com acerto. Deve ser um tema selecionado dentro das matérias que mais lhe interessam durante o curso e que atendam às suas inclinações e possibilidades. É um início de uma realização profissional. De qualquer maneira, só se pode esperar êxito quando o assunto é escolhido ou marcado de acordo com as tendências e aptidões do aluno. O autodidatismo, hoje, pode ser considerado uma poderosa ferramenta para estudo, visto que auxilia na aquisição acelerada de conhecimento e incita a o uso gradual da memória. O estudo é relevante pois não há outro processo mais fácil para se chegar a saber; além de garantir um bom aproveitamento em vestibulares, concursos públicos, provas etc. Outrossim, o autodidata usufrui de princípios os quais, além de assegurarem a capacidade de assimilar informações e processá-las de forma lógica e coerente, agregam o valor pessoal. Olá tudo bem vou fazer um TCC mas estou sem saber por onde começo como faço a introdução eu separei alguns artigos sob o tema e agora eu leio e eu faço um resumo do que entendi como faço essa introdução


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem