Desempenho da fita de urina como resultado presuntivo para cultura de urina negativa - Sanar Medicina

O que significa bactéria Gram-negativa? O resultado de urocultura apresenta tanto a negativa quanto


O exame de urocultura pode ser realizado por qualquer pessoa, sendo especialmente realizado durante a gravidez, uma vez que a infecção urinária não tratada durante esse período pode aumentar o risco de aborto. A urocultura é feita através da colocação da urina em um meio propício à reprodução de bactérias, chamado meio de cultura. Caso a urina contenha germes, em 48 horas será possível identificar a formação de colônias de bactérias, podendo, deste modo, identificarmos qual tipo de bactéria está presente e quais antibióticos são eficazes em combatê-las (antibiograma). Outra forma que pode ocorrer a infecção é quando mulheres, ao fazer uso de banheiros públicos não realizam a higiene corretamente. No caso dos bebês, a contaminação também pode ocorrer na troca de fraldas.


Existe sempre a possibilidade do antibiótico não ser forte o suficiente para acabar com a infecção urinária, mas ser eficaz para impedir o crescimento das bactérias no meio de cultura e levar a um resultado falso-negativo da urocultura. No entanto, a urocultura é necessária, principalmente, para avaliar se o antibiótico utilizado é o mais indicado, para identificar a bactéria em casos de infecções repetidas, gestantes, idosos, pessoas que passarão por uma cirurgia das vias urinárias, ou quando há dúvidas de que se trata de uma infecção urinária, por exemplo. É bom salientar que o paciente não deve começar a tomar antibióticos antes da coleta da urina. Existe sempre a possibilidade do antibiótico não ser forte o suficiente para acabar com a infecção urinária, mas ser eficaz para impedir o crescimento das bactérias no meio de cultura, levando a um resultado falso-negativo da urocultura. De pacientes estudados, apresentaram crescimento igual ou superior a 105UFC/mL na urocultura. A amostra incluiu (33,9) crianças (idade até 12 anos), homens (19,4) e mulheres (46,7). A média de idade das crianças, homens e mulheres foi de 4, 45 e 39 anos, com mediana de 3, 43 e 37 anos, respectivamente.


O que é o exame de urocultura com antibiograma?

O número de culturas positivas foi de , ou 17,5 do total de culturas solicitadas (n=). Destas, continham bacilos Gram-negativos (91,8), 104 continham cocos Gram-positivos (6) e 38 continham leveduras (2,2). Como pôde ser visto, a urocultura deve, como qualquer análise, ser interpretadas por profissionais qualificados. É sempre bom lembrar que quem deve ser tratado é o paciente e não o resultado do exame. Via de regra, se o paciente não tem queixas de infecção urinária, não há motivos para se pedir uma urocultura. O tratamento desnecessário de contaminações ou colonizações do trato urinário sem sinais de infecção, não traz nenhum benefício e ainda pode induzir a criação de bactérias resistentes. Urocultura é o padrão-ouro tradicional para o diagnóstico de infecção do trato urinário. 7,10,11 Entretanto, este exame é trabalhoso e o resultado é demorado. O resultado da urocultura é interpretado como positivo (crescimento de mais de 105UFC/mL) ou negativo.


Em certas ocasiões, as células da parte vermelha do sangue estão presente na urina, conhecido como hematúria. Aquele indivíduo afetado sofre com um pouco de queimação ao longo da micção, simultaneamente com forte desejo de urinar várias vezes. Os profissionais da Clínica Sette atuam em trabalho multidisciplinar, de modo a promover condições eficazes de tratamento por meio de diagnósticos confiáveis. Por isso, é importante que seja solicitado o exame de cultura de urina além do o EAS (exame comum de urina). Na hora da micção, evite o contato da urina e do recipiente com a pele o redor, como grandes lábios ou o prepúcio peniano. Despreze o primeiro jato para garantir a eliminação de possíveis impurezas. É importante salientar que o EAS (urina tipo I) é um exame de urina que ajuda muito no diagnóstico dos males urinários, porém, ele é muito inespecífico e sozinho não deve fechar nenhum diagnóstico. Por exemplo, uma infecção urinária costuma dar leucócitos e sangue na urina, porém, outras doenças também o fazem, como cálculos renais, algumas DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) e nefrites, para ficarmos apenas em 3 exemplos. É bom salientar que o paciente não deve começar a tomar antibióticos antes da coleta da urina.


Exame cultura de urina negativo - Se existe bactérias na amostra elas formam colônias no meio nutritivo ágar entre de 1-2 dias. Ao passo que a cor, a forma e o tamanho das colônias são usadas destinado a reconhecimento das bactérias, o número fidedigno de colônias indica a dimensão de bactérias existentes na espécime de urina.



Atenção: O Tua Saúde é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar, não devendo ser utilizado como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Limpar bem a região genital, principalmente ao redor do meato uretral (saída da uretra). O ideal é usar gazes (compressas) estéreis para limpar e depois secar a região.
O pote usado para colher a urina deve ser estéril.
Na hora de urinar, deve se evitar o contato da urina com a pele ao redor, como grandes lábios ou o prepúcio do pênis.
O primeiro jato de urina é sempre desprezado, pois este serve apenas para limpar as impurezas que ficam na uretra.
A urocultura deve ser levada imediatamente para o laboratório após a sua coleta. Só é preciso refrigerá-la se o tempo entre a coleta e a entrega for muito longo. Assim, a urocultura pode ser também indicada para os bebês, podendo ser feita através de alguns métodos de acordo com a idade do bebê e estado geral de saúde, como a bolsa adesiva perineal, técnica de estimulação vesicalou punção suprapúbica, sendo este método mais invasivo e doloroso para o bebê.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem