Como funciona o exame de próstata: toque, PSA e biópsia

6 exames de próstata: como são feitos, idade e preparo - Tua Saúde


No exame de toque, o Urologista insere um dedo enluvado e lubrificado no reto do paciente. Eles fazem isso para verificar o tamanho da próstata e sentir anormalidades. O passo a passo é de como funciona o exame de próstata por meio de toque é: Os exames mais indicados para avaliar a saúde dapróstata são o toque retal e a análise sanguíneado PSA, que devem ser pedidos pelo urologista e realizados todos os anos por homens com mais de 50 anos de idade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil e o tratamento é, na maioria das vezes, cirúrgico, o que gera insegurança em muitos pacientes. Mas, você sabe como é feita a cirurgia de próstata? O PSA é um hormônio e o resultado normal desse exame deve apontar valores menores do que 4 ng/mL. Sendo assim, quando este valor está acima do normal, pode ser que exista a inflamação da próstata ou até câncer.



Como funciona o exame de próstata e quais testes estão disponíveis?

Como é feita a cirurgia de próstata?

Com o exame PSA é possível analisar a existência de câncer de próstata, bem como hiperplasia prostática benigna ou simplesmente detectar inflamações na próstata. O exame de próstata funciona da seguinte forma: um médico urologista insere o dedo indicador, com o uso de uma luva de látex, no ânus do paciente para examinar e detectar ou não alterações na próstata. Durante o procedimento, o médico pode solicitar que se faça força, como se fosse defecar para tornar o ânus mais acessível e aumentar a rapidez do exame. Incisão transuretral da próstata: consiste em alguns pequenos cortes na próstata e no colo da bexiga para alargar a uretra. Alguns urologistas acreditam que esse tipo procedimento tem um risco menor de efeitos colaterais. No caso do exame de próstata através do toque retal, normalmente realizado pelo médico urologista ou médico coloproctologista. O especialista da aérea introduz o dedo indicador no ânus do paciente, este processo é rápido e indolor. Um exame da próstata envolve, no início, duas práticas: a medição do antígeno da próstata e o toque retal. No caso de um ou ambos produzirem resultados alterados, a segunda fase de diagnóstico envolve exames de imagens e a biópsia da próstata.


Como é feito exame de prostata - A próstata é uma glândula que apenas indivíduos do sexo masculino possuem. Ela está localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra. Tem a função de produzir líquidos que, posteriormente, formarão o sêmen.


Dê-se tempo para descansar, pois você pode se sentir mais cansado após a cirurgia. Seu tempo de recuperação dependerá do tipo e duração do procedimento, de sua saúde geral e se você segue as instruções do seu médico. Quando a necessidade de um exame de próstata é determinada, o médico indica uma medição do antígeno da próstata e um exame retal. A medição é realizada com técnicas de laboratório através de uma amostra de sangue, e o toque retal é feito no mesmo consultório. Isso passa muito longe de ser verdade, fato é que indivíduos com histórico de câncer na família, possuem muito maischancesde também desenvolverem, principalmente ocâncerde próstata, mas mesmo que na suafamílianunca houve casos, a partir dos 50 anos é indicado fazer o exame depróstata. Além disso, caso o homem apresente uma inflamação grande da próstata, também é possível que o exame incomode. No entanto, como o teste é muito rápido (dura cerca de 5 segundos apenas), não há motivos para ter receio oudeixar de fazê-lo. O exame Antígeno Prostático Específico (PSA) é feito através da coleta de sangue venoso, com objetivo de avaliar a quantidade de proteína presente e produzida pela próstata.



A próstata é uma pequena glândula localizada entre o reto e a bexiga dos homens, e é responsável pela produção do líquido seminal, que compõe o esperma, alimenta e protege os espermatozoides. Algumas doenças podem atingi-la, como a hiperplasia (aumento do tamanho da glândula), a prostatite (inflamação local) e o câncer de próstata. O câncer de próstata é mais comum em idosos (75 dos casos ocorre a partir dos 65 anos), porém, também acomete homens mais jovens. Épossível que ele se manifeste apartir dos 50 anos ou até mesmo antes, caso haja na família incidência desse tipo de câncer. A idade indicada para realizar o exame de próstata pode variar de 40 a 45 anos, a primeira referente aos homens com histórico da doença na família, e a segunda para aqueles que não possuem nenhum caso do tipo. É recomendado sempre em caso de sintomas, desconfortos e dores relacionadas à próstata, pois a doença é muito comum entre os homens. A frequência do exame vai depender do quadro de saúde do indivíduo e dos níveis de PSA em seu organismo. Mas, normalmente, o exame de próstata é realizado anualmente. Apesar do que muitos homens pensam, o toque retal não é um exame que causa dor no paciente.


Como é feito o exame de próstata? - Radical retropúbica: O cirurgião faz um corte do seu umbigo para o seu osso púbico e, na maioria dos casos, remove apenas a próstata. Mas, se suspeitar que o câncer possa ter se espalhado, alguns linfonodos serão removidos para testes.


A área da saúde vem evoluindo cada vez mais.Porém, ainda existem muitos mitos acerca desse exame tão importante e dasaúde do homem. Conheça a seguir quais são os principais para não deixar que essas informações equivocadas impeçam você de se cuidar. Caso o exame PSA e o toque retal indiquem suspeita de câncer ou outra doença, o ultrassom da próstata é o próximo passo para encontrar um diagnóstico. Esse exame vai ajudar o médico a analisar com mais detalhes o estado da próstata do paciente, diagnosticar corretamente a doença (se houver) e encontrar o tratamento ideal para cada caso. Preparo para fluxometria: deve-se estar com a bexiga cheia e comvontade de urinar, sendo importante beber pelo menos 1L de água antes do exame, que é feito com o indivíduo urinandoem um recipiente específico ligado a um computador, que registra o tempo e o volume de urina.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem